O novo chip da IBM promete transformar a forma como partilhamos informação na Internet.
A IBM anunciou esta semana o desenvolvimento de um chip ultra-rápido com apenas 17 milímetros quadrados. O dispositivo funciona a partir da conversão de sinais eléctricos em laser e permite transmitir o equivalente a 160 mil milhões de bits de informação num único segundo, adianta a Reuters.
É capaz de transmitir 160 gigabits de dados por segundo, o suficiente para lidar com todo o tráfego telefónico da cidade de Nova Iorque.
Esta capacidade promete abrir novos horizontes no campo da conectividade de alta-velocidade que, a curto prazo, acabará por transformar o universo das telecomunicações, dos computadores e do entretenimento.
No site oficial, a IBM revela que o novo chip é capaz de atingir velocidades de transferência de dados cerca de 8 vezes mais rápido que os componentes ópticos actualmente disponíveis no mercado. O dispositivo poderá vir a transformar o modo como a informação é consultada, partilhada e usada na Internet.
O microprocessador deverá igualmente melhorar a performance dos computadores, imprimindo maior rapidez na gestão de tarefas e eficiência no consumo de energia - usa apenas 2,5 watts de força, o equivalente a um terço da quantidade usada numa lâmpada nocturna.
Citado pela Reuters, Bernie Meyerson, responsável máximo pelo departamento de tecnologia da fabricante norte-americana, acredita que a IBM encontrou «uma forma de enviar quantidades quase inconcebíveis de dados com o recurso a fontes de energia extremamente baixas».
Meyerson salientou que este novo chip poderá vir a ser utilizado em servidores nos próximos três a cinco anos.
Fonte:
Aqui fica uma imagem:
É realmente incrível como algo tão pequeno consegue ter desempenhos tão extraordinários
Sem comentários:
Enviar um comentário