quarta-feira, 4 de março de 2009

Portal

Um portal é uma ferramenta integradora de apresentação que normalmente compreende as seguintes funcionalidades:

-Single Sign On (Inicio de sessão unico): consiste em autenticarmo-nos uma unica vez e transferir permissões de acesso entre aplicações.

-Personalização: consiste em permitir que o portal actue em função do utilizador que está ligado, conseguindo contextualizar a informação que mostra ao utilizador que está a ver.

-Customização: consiste em que cada utilizador consiga criar e manter as suas preferências, construindo páginas e portlets á medida.

E muitas outras. A meu ver a tecnologia portal acabará por vingar na sociedade, mas qual será a opinião dos utilizadores?
Irão estes algum dia tirar partido de todas estas funcionalidades?
Qual a compatibilidade entre um sistema tão complexo como um portal vs sistemas de produção em massa em que o objectivo passa por uma rápida,produtiva e continua introdução de dados?
O que acham?

1 comentário:

Paulo Monteiro disse...

Viva Nuno,

O Web Portal ja' uma tecnologia madura (cerca de 10 anos) e a meu ver e' uma tecnologia que ainda nao conseguiu cimentar-se na industria.
O Web Portal e' realmente algo muito interessante no sector de Supply-Chains (Cadeias de Abastecimento) ou no sector de logistica e transporte. onde um producto ou servico e' garantido com a colaboracao de mais do que um actor. E ai e' importante ter acesso a informacao de todos os intervenientes e apresenta-la numa unica pagina.
Mas a implementacao do Web Portal nao e' na minha 'optica um caso de sucesso. Se calhar porque o problem reside mesmo em abrir mao de informacao privada e coloca-lo num ambiente como esse.
Penso que o desenvolvimento de solucoes de sofware/negocio ainda e' demasiado vertical (onde uma empresa implementa tudo).

Penso que o Web Portal ira' continuar a crescer muito moderadamente.

Penso que nao existe nenhuma incompatibilidade entre web portals e sistemas de produção em massa. O segundo so tem a ganhar se implementar correctamente o primeiro.
O primeiro so perturba o segundo se nao respeitar a logica de negocio existente.

Um exemplo interessante foi o do Terminal 5 do Aeroporto de Heathrow em Londres (o terceiro aeroporto mais movimentado do mundo e o maior por numero de passageiros.).

Colocaram um sistema informatico e mecanico que despachava as malas automaticamente de cada voo. Uma coisa carissima, que custou rios de dinheiro e que era "tecnologia de ponta".
Na primeira semana, perderam milhares de malas, voos cancelados e dinheiro entupido. O presidente do aeroporto foi despedido, o Gestor do projecto foi uvido por autoridades competentes, etc.
O problema estava na maravilha da ciencia. Segundo os trabalhadores, o sistema despachava malas demasiado depressa e eles nao tinham tempo de as processar.
Aqui esta' um exemplo onde a tecnologia por si so' nao resolve problemas. Pelo contrario cria!!