O VRML surgiu com o intuito de revolucionar a realidade virtual! A ideia era criar uma linguagem que conseguisse suportar o mundo 3D representando-o na exactidão através de código.
Ora agora começa-nos a surgir linguagens tais como o XAMJ ou o XAML que parecem prometer muito no que diz respeito a este tipo de representação!
Gostaria de saber se acham que o XAML pode vingar relativamente ao VRML e porquê?
Qual será o padrão daqui a uns tempos?
Tá visto que a nivel de código a diferença não é assim tao significativa!!
VRML:
Separator {
Material { diffuseColor 1.000 0.000 0.000 }
Translation { translation 74 -74 10.0 }
Rotation { rotation 1 0 0 1.5707 }
Cone { height 20 bottomRadius 27.1 }
}
XAML:
<Page xmlns="http://schemas.microsoft.com/winfx/avalon/2005" xmlns:x="http://schemas.microsoft.com/winfx/xaml/2005" >
<StackPanel>
<TextBlock>Hello World!
</TextBlock>
</StackPanel>
</Page>
O XAML parece-me mais simples, mas não conheço o VRML ao ponto de dizer que poderá ser melhor ou não do que o XAML
3 comentários:
Bem,
Eu que sou padeiro na matéria, que já programei com OpenGL e vendo o código que o Nuno colocou devo dizer que à semelhança do que aconteceu com o XML na Net e como liguagem de estruturação de dados, penso que o XAML pode ter um futuro promissor.
Isto porque existe sempre relutância em mudar. As pessoas nunca gostam de mudar mesmo que seja mais simples, cómodo, etc.
Mas irei investigar sobre o assunto, ou como se diz, vou googlar por aí e vou ver o que descubro e criticar!
N deste o melhor exemplo de comparação, mas pronto. Pode haver coisas simples de fazer num que no outro seja complexo e vice-versa.
O VRML é um standard aceite e especifico enquanto que o XAML é proprietario e n sei se optimizado para 3D.
Em termos de sintaxe parece melhor o XAML, pela simplicidade que herda do XML.
A intenção era mostrar a sintaxe de um e outro!É obvio que o "Hello World" é + simples do que desenhos de esferas e assim, no entanto, onde pretendia chegar é que para demonstrarmos uma realidade virtual, seguir um esquema de hierarquia com estruturação de elementos, provavelmente será o melhor esquema a seguir.
Talvez com a entrada do XAML a realidade virtual esteja menos distante...
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