segunda-feira, 5 de março de 2007

Linux como SO base em vez de Windows?!

"Alguns fabricantes de computadores estão a subtituir os sistemas Windows pré-instalados por sistemas Linux; são os casos da Dell e da Lenovo que aos poucos estão a substituir e a “oferecer” aos compradores a possibilidade de adquirirem os seus pc’s portáteis sem o famoso sistema operativo.

Esta noticia é fantástica para todos os fans incondicionais do sistema operativo Linux, contudo e contrariamente ao que era esperado o preço é o mesmo, ou seja, um pc Dell com o Windows ou sem o Windows é rigorosamente igual.


Atitude diferente têm a Lenovo que “oferece” um desconto de cerca de 40 dólares aos compradores de computadores sem o sistema operativo da Microsoft. A Lenovo optou por substituir em alguns modelos o Windows pelo Suse Linux Enterprise Desktop."

Fonte

Será isto a maneira de publicitar o Linux? Ou é só aumentar a margem de lucro da venda do hardware?

4 comentários:

Bruno Silva disse...

Honestamente esta questão parece-me obvia, o interesse dos fabricantes é apenas aumentar o lucro. Na minha opinião ninguém deveria ser obrigado a levar qualquer tipo de sistema operativo pré-instalado, ou seja, se eu quiser um sistema com windows ou com linux idialmente bastaria chegar ao fabricante e indicar qual seria a minha opção e não ser forçado a ter que levar com uma das opções. Isto porque normalmente não há a mesma máquina com as várias opções de sistema operativo, o que implica que se eu quiser um hardware especifico vou ter que levar com 1 sistema operativo que até pode nem ser do meu agrado.

Unknown disse...

Pelo que sei isso nem devia ser pelo fabricante, mas pelas lojas...
O portátil viria de fábrica vazio, e as lojas é que tratariam de instalação de software, de acordo com a decisão do comprador.

Unknown disse...

Acho que já foi mais assim...
Hoje em dia quem não quiser que o seu pc novo venha com um sistema operativo,chega a casa formata e instala um novo...
E não me venham com tretas que os utilizadores vulgares não consigam formatar e instalar um SO, porque quase toda a gente sabe fazer isso hoje em dia, e quem não sabe tem um conhecido que sabe, portanto isso para mim são questões do passado.
Quanto à noticia em si, aplaudo a iniciativa de incorporarem o linux nas máquinas,mas fico desiludido por o preço se manter o mesmo!Trata-se mesmo de uma forma de maximização de lucros por parte dos fabricantes

Unknown disse...

Assumindo claro, que esse utilizador normal conheça o que é um SO, e que saiba que existem outras opções viáveis.
O que não me parece...

Qt ao formatar, parece-me que realmente é assim. Há sempre um conhecido que desenrasca alguma coisa. Mas dar a conhecer o linux, p.e., já n acredito.