quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Office 2007

Dado o sucesso do post anterior, e visto que estas questões geram sempre divergências eu gostava de saber a vossa opinião sobre o novo office.

Eu devo dizer que fiquei muito satisfeito com esta release e não vejo pontos negativos em relação ao anterior!

No entanto, há pessoas que experimentaram e não gostaram!
Tal como o bruno também fiquei com curiosidade em saber o que não gostaram no novo office...

Sérgio explica lá as tuas razões.

9 comentários:

Unknown disse...

Já vi tarde...

Isto foi o k respondi ao bruno:

"Do office tenho a apontar a alteração radical de interface, em que me tenho visto perdido para achar as funcionalidades que conseguia nos anteriores facilmente.

Dou o exemplo de escrever SQL no access. Tive montes de tempo a percorrer os menus prá frente e para trás até ver uma pequena opção escondida nakele conjunto de botões de tamanhos diferentes e cheios de gradientes, que obrigam a atenção redobrada para a procura.

No word (que ainda pouco toquei), achei muito mau o pormenor de só conseguir da primeira página para a seguinte através do Page Down e não a carregar na tecla para baixo como faço com as outras...

No excel ainda não vi nada funcional que me desagradasse.

Quanto a outras partes do Office, ainda não vi. Mas tou muito desiludido com o interface a nivel de menus (usabilidade)...
"

Bruno Silva disse...

Como já havia referido no post do Windows Vista, acho que o Office 2007 é simplesmente fabuloso. O próprio Office 2003 já é bom, mas falta-lhe a organização, é incrivel a complexidade de menus e toolbars que o Office 2003 exige que conheçamos. Eu só usava o Office 2003 por causa do Outlook e pra escrever umas coisitas no word mas nada de especial, pois não tinha paciencia pra tantas barras e menus. Com o Office 2007 e a introdução do Ribbon a situação mudou completamente de figura, o Ribbon organiza segundo contexto e é sensivel a contexto, que são dois factores muito importantes! Vamos lá ver, se eu estou a escrever texto vou querer fazer tarefas tais como alinhar, mudar a cor etc. No entanto se inserir uma imagem o Ribbon sabe que o contexto em que estou é diferente e vai apresentar-me controlos para ajustar a imagem e dar-lhe efeitos, o mesmo aconteçe quando adiciono uma tabela, ele mostra-me controlos para formatar a tabela e pra organizar os dados na tabela. Hoje em dia não consigo viver sem o Office (será isto mau?), pois é de facto uma ferramenta muito organizada e util.
Um outro ponto forte do Office 2007 é a introdução dos novos tipos de documentos com Open XML, o que significa que qualquer um de nós pode fazer uma aplicação que consiga ler e escrever ficheiros do Word. Outro ponto positivo é a integração em termos de programação, dei uma vista de olhos pelas ferramentas de programaçao (VSTO - Visual Studio Tools For Office) e são bastante compreensíveis e muito poderosas!

Eu pessoalmente não consigo ver nada de negativo ou menos bom do Office 2007. Fantástico!

Bruno Silva disse...

Sérgio, não sei como argumentar contigo quanto aos teus problemas de usabilidade com o Office, acho que a organização está a um nivel muito superior. Quanto ao word eu consigo navegar com as setas entre páginas, não sei onde está o teu problema. A questão do SQL no access está clara no meu ponto de vista, pq tens la 1 butão em que tens as varias vistas e por default aparece-te o design, se carregares nesse butão mudas de vistas.

Unknown disse...

As toolbars e menus do 2003 n eram por contexto???
As VSTO já n existia para outras versões de Office???

Bruno Silva disse...

As toolbars do 2003 tinham 1 context mt basico, e apareciam assim do nada no meio do ecrã e interrompiam o fluxo de trabalho.

As VSTO ja existiam sim, mas a nova versão que veio acompanhar o Office 2007 está mt boa!

Unknown disse...

A modos que se integram na barra de menus acima. Tá bastante mais customizável... Se a queres no meio do ecrã ou docked em kk dos lados, metes...

Que entendes como contexto básico? Qual a diferença nos contexto de 2003 para 2007?
Só vejo diferenças no 2007 no uso de gradientes e de tar tudo ao molho num quadrado, em que pouco cabe, e tem pouca organização interna...

Unknown disse...

Eu pessoalmente acho que este Office está muito mais agradável intuitivo, moderno, eficiente e produtivo do que a versão anterior.

Para além de que consegue-se fazer documentos muito mais bonitos tendo acesso a recursos que antes não existiam...

Por exemplo o power point passa a trazer de raiz suporte a Items em 3D em que podemos brincar com as sombras, opacidades e essas coisas que utilizamos nos editores de imagem. Muito bom a meu ver.

O Groove parece-me muito poderoso para quem realmente precise de um sistema assim... A nivel empresarial penso que funcionará muito bem. A nivel pessoal não é tão necessário quanto isso.

O Access então está mundial... Quando experimentei ja tinha modelos para tudo e mais alguma coisa, tudo com um look fantástico.

Na minha opinião, a Microsoft fez um excelente trabalho com o novo office

António Vaz disse...

Ainda não me chegou às mãos nenhuma versão desse office.

Se tiver melhorias funcionais no Excel que é a única ferramenta, à excepção do outlook pros mails, que eu utilizo, para mim já sobe bastante na minha consideração.

Para tudo o resto como já mencionei utilizo LaTeX dá algum trabalho entrar no esquema mas depois de entrar as funcionalidades nunca mais acabam.

Fico à espera de uma dessas versões trial vindas de uma certa pessoa que anda para os lados de braga...

Bruno Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.