segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Windows Vista

Pois é meus caros amigos!
Tentei instalar o Vista no meu portatil e fiquei parvo por saber que nos é exigido ter 512 MB de ram para instalarmos este SO no nosso pc.
É óbvio que tem um design bonito e tem muitas funcionalidades que eu penso darem jeito! No entanto, vai ser dificil a MS vingar com este SO tendo em conta que a maior parte da população não tem máquina para isto!
Acabei por desinstalar porque tinha 1 melhor desempenho no XP.
No entanto dou o beneficio da dúvida porque testei numa máquina virtual do VMWare...
Mesmo assim, esperava melhor desempenho!!!
Grande desilusão :(
Voçês já experimentaram? Com que ideia ficaram?

33 comentários:

Bruno Silva disse...

Esta é a altura em que inspirado no SAW 3 te enfio naquela maquina que roda os membros todos do corpo, certo?

Entre várias coisas apetece-me ofender-te fortemente até te sairem os olhos, no entanto vou-te explicar uma coisinha... um pequenino promenor que quase te esqueceste de enunciar... Estavas a instalar o vista numa VIRTUAL MACHINE!!!! (plaf plaf plaf!)

Vamos lá ver uma coisa, não há 1 unico pc vendido hoje em dia que não seja capaz de correr o vista. Quase todos os pc's de à 2 anos pra ca devem correr o vista decentemente. Se encontrares à venda um pc novo de uma loja de informática digna desse nome com menos de 512mb de ram por favor avisa-me pq eu retiro o que disse.

Estou a correr o vista no trabalho, no meu portatil e no meu desk todos com 1gb de ram, corro o vista, 3 instancias do visual studio, paint.net sql server 2005 e sql server managment studio 2005, IIS, messenger, outlook e mais algumas apps e isto tem 1 desempenho fantastico, mt + fluido que o do xp, incomparável.

E vamos lá ser sinceros, quem é que vai pagar por uma licença do windows sem ter dinheiro pra comprar 1 máquina nova? ;) (kem precisa claro)

Unknown disse...

O meu desktop p.e. não tem 1 gb de RAM mas apenas 512MB.
Acho um exagero um sistema operativo pedir 512mb de ram... É um absurdo...

Quanto ao desempenho que obtive, e segundo o que me disseste, o desempenho real sem uso de máquinas virtuais será muito maior. Assim que sair a versão "free" do vista instalo de raiz e tiro a prova dos 9.

Gostei muito de todas as novidades que o vista traz, no entanto desempenho para mim continua a ser palavra de ordem, independentemente da máquina que estejamos a falar...

Depois digo qualquer coisa quando tiver os resultados

Bruno Silva disse...

Versão free do vista? keep dreaming ;) eheh! (this is Microsoft we're talking about pal ;))

Curto sem duvida como as pessoas tiram conclusões percipitadas e depois vão afinal tirar as prova dos 9. O problema pra mim é que este comentário vem de um engenheiro, cuja palavra tem valor para os comuns mortais que não percebem nada de pcs e são coisas como estas (e muitas mais k há pela net) que vão tornar o processo de migração mais dificil pra todos.

Abraços a todos!
(vista rulz!)

Unknown disse...

Bem,
deixa-me que te diga, que não tirei nenhuma conclusão precipitada!

Desde o primeiro post que digo que testei numa máquina virtual e falo dos resultados que obti nessa MÁQUINA VIRTUAL.

Assim sendo, quando disse que ia tirar as provas dos 9, é instalar de raiz a tirar as conclusões a partir disso.

Tal como qualquer engenheiro faria,só se acredita nas coisas depois de as testar e ver com os próprios olhos...Foi o que eu fiz e foi o que eu conclui com a utilização de uma máquina virtual!

Se por acaso a instalação de raiz tiver uma performance muito melhor,o meu dever é comunicá-lo assim como tu comunicaste no teu caso...

Se tu tens bons e grandes resultados ainda bem,e quem está na dúvida não se fia no que os outros dizem... Testa e pronto! quem quiser realmente mudar não vai estar a ver o que diz pessoa X ou pessoa Y...

Bruno Silva disse...

O problema é que as pessoas de facto vão ver o que pessoa X ou Y diz. E como já falamos não tens bases de comparação com o xp num ambiente virtual pra comparar. Aconcelho-te vivamente a instalar o vista de raíz e aí a dares a tua opinião sincera.

Unknown disse...

Yap, talvez depois de instalar o vista de raiz mude de opinião!
Entretanto as pessoas já ficam a saber que o desempenho que obtive no vista com um turion64 1gb de ram foi mediocre...

A mim era algo que me interessava saber porque não tencionava ter o vista como sistema operativo instalado de raiz!

E deixa-me que te diga que ultimamente instalei o Suse e Ubuntu em máquinas virtuais e tinham desempenho excelentes...

Portanto como base de comparação acho que se futuramente concluir que o desempenho do vista só é satisfatório numa instalação de raiz vou considerar uma forte lacuna da microsoft a sua lentidão em máquinas virtuais!

António Vaz disse...

Depois de ler isto, já nem me dou ao trabalho de instalar no meu (era nesta perte que o bruno entrava a matar com uma tira na cabeça e dizia : "ahhhhhhhh eu já sabia e tal").

Dizes que corres o vista mais fluido do que o xp?

Usas a mesma máquina para efeitos comparativos? É que eu sinceramente tenho bastantes dúvidas sobre isso que dizes ser efectivamente verdade(não que duvide de ti) mas com testes comprovados de uma instalação de RAIZ num PIV 2.4 com gráfica 32M e 796M RAM, ocupou entre 7~8 G e era uma lesma autentica ... de notar que neste momento é uma máquina utilizada para desenvolvimento com o XP SP2 e em termos de desempenho é assim uma diferença de 500% para melhor obviamente.

E sinceramente todas as versões de unix que eu utilizei (Ubuntu, Fedora Core 2,3,4) também de raíz conseguiam um desempenho bastante melhor do que o conseguido com esta experiência.

Unknown disse...

N kero tar a dizer mal do Vista sem o ter experimentado, mas para mim o facto de ter 'consumos' à base de 512mb de ram e 7-8gb de disco é simplesmente proibitivo actualmente.

E face a outros lançamentos M$ de geração 2007, menos vontade tenho de vir a experimentar tao cedo...

Digo, com base nas experiencias que tenho vindo a ter com o IE7, WMP11 e Office 2007. Fiquei um pouco desiludido com alguns pontos dos 2 primeiros, e bastante desiludido em geral com o último.

Isso é outra história, mas deixa-me a pensar se vale a pena o sacrificio dos consumos do Vista, visto o que têm sido as 'releases 2007'.

Miguel Ângelo disse...

Concordo plenamente com o Bruno! E acho sinceramente que vir postar sobre o Vista instalar numa VM é tirar conclusões precipitadas! Por experiencia própria, confirmo que o Vista tem um bastante melhor desempenho que o xp! Instalado num AMD Thunderbird 2.4ghz, que é mt pior que um Turion, atrevo-me a dizer que tem um desempenho melhor talvez em 30% que o Xp na mesma máquina! E tb outra opinião, pc's com menos de 512mb de ram nesta altura d campeonato, enfim, é de quem n anda nada atento! É que nem o XP SP2 já corre bem nisso!

Unknown disse...

Tenho 512 mb no desktop e nunca tive probs com o sp2 do XP...

Concordo que tenha que testar a instalação do vista de raiz numa máquina para poder finalizar este post.

No entanto, segundo o que experimentei conclui que o ubuntu e suse se comportam muito melhor perante uma maquina virtual do que o vista...

Quanto a isso de thunderbird VS turion tá visto que um bom processador não é tudo, para além de que são máquinas diferentes, com configurações diferentes, não passiveis de comparação.

JR disse...

Ok..Talvez não esteja nas condições ideais para comentar esse Porco de Recursos a que chamam Vista, uma vez que mau grado não xprimentei o RC1, mas guardo uma péssima ideia da experiência que tive com algumas betas a que tive acesso, desde mau funcionamento de algo tão simples como o media player ( ya.. tipo curto ver filmes e ouvir musica.. a problemas com autocads, 3d studio e afins ( ya tb tinha uma tablet espectacular por porta série que fez bons trabalhos.. suporte para isso ? .. o tanas! - ya.. agora tenho uma USB graças há boa vontade de varios amigos)
Se calhar agora funciona como um avião,mas agastado por betas que só me trouxeram problemas perdi por completo a vontade de instalar issa coisa.. falo-ei apenas quando a isso for obrigado (ya a M$ tem o monopólio do soft ) ou quando de facto estiver prái inclinado, mas não como opção neste momento. ( até porque testei o Xubunto num chaço velho e akela coisa era estavel quanto bastasse e dava pra ouvir mp3, surfar e chat.(optimo pra um projecto de algibeira)
By the way.. o pc em que xprimentei o dito cujo era um PIV a 2.4GHZ 1GB de Ram sata de 160 e nvidea 6200, ok não é um ferrari mas n devia ser um mau sistema pois n ?

Miguel Ângelo disse...

Não tomo em conto, nem faço mais comentários, sobre opiniões de gajos que ainda usam monitores de 15"...

Unknown disse...

O que vale é k para combater a pobreza de monitores > 15" vais fazer a distribuição pelas aldeias n é?

O meu portátil foi comprado como média gama há 2 anos e meio, e corre XP SP2 na boa com os seus 512mb de ram e 1.5ghz de centrino.
É assim tão velho?

Para o salto de exigências ao sistema que pede o Vista em relação ao XP, é bom que tenha mesmo melhorias notáveis em tudo...

Unknown disse...

Pelo que subentendo das tuas palavras miguel, parece-me que pretendes insinuar que o vista é apenas para magnatas...

Gente rica é outra coisa, gente pobre tem que pesar os prós e contras dos requisitos do sistema.

Assim sendo não me admira que estejas com essa opinião. Assim que sair a versão "free" do vista não hesitarei a instalá-lo com os requisitos que tenho actulamente. Depois comunicarei os resultados

Miguel Ângelo disse...

Se a vossa definição de rico e magnata é a de uma pessoa que pode dar 130€ por um monitor tft de 17", então sim, sou um grande magnata!

Bruno Silva disse...

Bom dia a todos caros colegas! Devo agradecer a todos pela vossa disponibilidade para animar a minha manhã! De facto estiveram bem. Vamos lá por pontos:

1º A questão do monitor cheira-me a ridículo, pois o miguel estava só a meter-se com o Rai.

2º De facto uma das ultimas pessoas a falar aqui devias ser tu Rai, exprimentaste algumas betas, muito antigas! Mas se não entendes o conceito de beta eu explico-te. Durante o processo de desenvolvimento de qualquer aplicação, por mais simples que seja, existe uma fase em que a aplicação não está completa nem estabilizada e que é distribuida para um grupo exterior ao ambiente de desenvolvimento para a testar e submeter bugs. Isto implica que a aplicação seja instável e que até não faça algumas coisas básicas. Tendo em conta a complexidade de um monstro como o windows. Consegues imaginar a complexidade de 2000 pessoas a programar e a introduzirem código quase diáriamente? Podes comparar isto com o pequeno projecto do DC, aquilo tem bugs mas não te cansaste ainda, deves tar à espera da versão final pra deixar de usar. Ok. Falas do Vista quando testares a versão final!

3º Eu de facto durante todo o processo de beta do vista tinha dual boot entre vista e xp (sim, sou maluco mas não sou masuquista :D) e cheguei a ter o xp e a versão final do vista lado a lado durante uns dias para o caso de ter algum problema com a versão final. Durante esse periodo pude verificar que o xp não se compara ao vista em sentido nenhum. É certo que o vista exige mais recursos, é evidente, mas também é evidente que com esses recursos tiramos muitas vantagens de um sistema fantastico.

4º Reconheço que nunca corri o Vista num sistema com 512mb de RAM. No entanto acredito que possa fazer alguma diferença, eu com 1gb não tive qualquer problema, corre que nem manteiga, os meus colegas de trabalho estão impressionados com a performance e estabilidade disto.

5º Sérgio, que tens exactamente contra o IE7, WMP11 e Office 2007? Na minha honesta opinião o Office 2007 é uma release ainda melhor que o Windows Vista, de facto inovador e funcional, é uma suite de aplicações que de facto funcionam e que são muito práticas e fáceis de usar, extremamente intuitivas. Quanto ao WMP11 tenho a dizer que não troco a biblioteca do WMP11 por nada do que existe por aí. A organização, integração com metadados, rapidez, etc... são factores que não encontro em mais nenhum player. É mais uma release fantástica. No caso do IE7, não é uma versão de suster a respiração mas é sem dúvida um passo em frente, depois de 3 anos sem a Microsoft trabalhar num browser, acho que fizeram o melhor que conseguiam pra já. O suporte de Standards Web está a melhorar a olhos vistos, contudo há espaço pra muito mais, e vai continuar a melhorar, já está em desenvolvimento o IE8 à alguns meses, que vai trazer algumas das funcionalidades que ficaram esquecidas no IE7. Daí não entendo o teu problema.

A questão é, a Microsoft não me paga a comidinha, nem eu tenho que estár aqui a convencer-vos que a Microsoft é que é! Estou aqui por uma questão de verdade, porque em Portugal (estou a falar no panorama geral, não neste caso em especifico) fala-se muito sem saber, para os de vós que leêm revistas da área informática já devem decerto ter reparado que só se escreve lixo cá em portugal por pessoas que não sabem nitidamente do que falam.

Abraços a todos :D

Unknown disse...

Do WMP11 só tenho a apresentar uns pormenores que foram tirados em relação ao 10. Não encontro o editor de tags ID3 e não consigo esconder uma vista que escondia com o 10.

Do IE7 vejo que finalmente evoluiram para sistema de tabs, mas na minha máquina de trabalho na empresa, arrasta-se comparativamente com IE6 ou Firefox e come recursos como maluco. Também não gosto do interface em si.

Do office tenho a apontar a alteração radical de interface, em que me tenho visto perdido para achar as funcionalidades que conseguia nos anteriores facilmente.

Dou o exemplo de escrever SQL no access. Tive montes de tempo a percorrer os menus prá frente e para trás até ver uma pequena opção escondida nakele conjunto de botões de tamanhos diferentes e cheios de gradientes, que obrigam a atenção redobrada para a procura.

No word (que ainda pouco toquei), achei muito mau o pormenor de só conseguir da primeira página para a seguinte através do Page Down e não a carregar na tecla para baixo como faço com as outras...

No excel ainda não vi nada funcional que me desagradasse.

Quanto a outras partes do Office, ainda não vi. Mas tou muito desiludido com o interface a nivel de menus (usabilidade)...

Bruno Silva disse...

Sérgio, ao office 2007, ja te respondi no outro tópico.

WMP: Que vista não consegues esconder? E já agora porque haverias de querer esconder uma vista?
Editor de tags? Butão direito do rato em cima de uma musica -> Advanced Tag Editor.

IE7, não tenho qualquer problema de performance nem ninguem aqui na empresa, aqui já quase todos usam IE7.

Unknown disse...

Aquela onde aparecem as estrelas, e capa do CD caso haja. Acima da playlist.

Essa opção do editor de tags usava eu dessa maneira no wmp10, mas ao passar para o 11 desapareceu...

JR disse...

No seguimento da tua resposta Bruno devo discordar / comentar os teus seguintes pontos :

1º o miguel estava de facto a meter-se com o nuno em relação ao monitor - eu nunca tive um de 15" tive sempre de 14" mais tarde 1 de 17" (CRT)

2º não creio que deva ser das ultimas pessoas a falar, pois testei (e tu sabes mto bem disso) betas imediatamente anteriores à RC1(ui! estavam tão longe da RC1!!! right??).Não me venhas falar do conceito de beta,acho k não me devias considerar propriamente um noob nestas andanças lá pk discordo do teu ponto de VISTA, para mim ele não cai somente na àrea abragida pela M$ ,e eu testei soft quanto baste ao longo desta minha curta existência.Dou o benefício da dúvida sobre este RC1, e subsequente desenvolvimento ( era o que faltava os gajos da M$ não mandarem qualquer coisa a funcionar em condições cá para fara raios ! - subentenda-se nas condições de hardware deles - afinal não falta gente a pagar-lhes para isso!! e trata-se da sobrevivência do colosso...).
Mas pronto, caso n tenhas lido bem,repito :
- A performance das betas do ponto de vista gráfico e problemas que senti em minha casa no pc que já mencionei anteriormente, (não falo do teste que fiz no emprego - Yahh !!, correu altamente num dual core c/ 1Gb de Ram + satas não-sei-das-quantas + nvidea dakelas que dá pra por duas a funcionar em uníssono se um tipo tiver $$$ , humm não deve ter nada a ver pois não ? - mas não sem mácula pois surgiam problemas de vez em quando relativos a compatibilidades de soft e até de hardware - suporte de impressoras etc.) deixaram-me desapontado, é uma coisa mto má que eu tenho, quando fico assim fico sem vontade de perder mais tempo no assunto, o que obviamente não é natural.
Chama-me antiquado mas eu tipo gosto de ver que posso continuar a usar um hardware mais outdated sem ter de trocar o raio da board e afins pra ter de usar um OS que ok é mto bonito ( claro que em beleza para ti só existe o vista, o gerenciador X no linux mais todos os windows managers KDE , GNOME e XGL com carradas de themes não contam) , mas que por essa mesma razão tem perda de performance. Convences-me se me disseres que com o meu hardware eu posso correr o DOOM3 melhor no VISTA do que no XP ( e corre mal cm o caraças no meu), ou que para eu gerar uma imagem no 3dstudio ou no POVRAY me demora menos 15mins, pk se assim for eu troco logo :P mas tipo JÁ!!
Quanto á complexidade das 2000 pessoas a trabalharem, não fazem mais do que a obrigação delas - 1º segundo o que sei são bem pagas para isso , 2º trabalham em equipa ,e 3º têm o apoio de todo um hardware e rede de topo mérito do negócio da M$
Não me aquece nem me arrefece que tenham ou não sucesso com os OS deles , por mim honestamente espero que sim pk isso quer dizer desenvolvimente , ( quanto mais n seja há-de pikar tipos para fazerem soft livre e concorrêncial )
Se eu sei à partida, que vou ter uma diminuição de performance no meu sistema e que não vou alocar recursos do meu magro pecúlio para uma máquina nova ( ha.. e claro convinha comprar tb o OS não...??) pk a vida tá cara para todos e eu não sou excepção.
Hás-de me explicar também, porque hei de perder tempo neste momento em algo que não está instituido - sim vai acontecer mais tarde ou mais cedo e como profissionalmente dependo do windows vou ser forçado a migrar ( nota bem ! - FORÇADO ! ) mas também não me preocupa, se não tivesse jogo de cintura para lidar com isto já tinha deixado o ramo há algum tempo.
Acho que prefiro dedicar-me a desenvolver conhecimento em software que há partida não me obrigue a usar determinado hardware ou esteja chaveado a librarias proprietárias , porque assim dá-me mais algum tempo para desenvolver algo que pode subsistir por + algum tempo , ou em projectos que não requeiram algo tão desenvolvido e primam pela simplicidade - até uma arcade dos anos 80 pode fazer alguns tipos sorrirem de contentes tais como este doido que está a falar , ou empacotar um player de mp3 num sistema obsoleto mas funcional.

É a minha visão, talvez seja um bocado "narrowed", mas querem saber ? não vou abdicar dela, porque acredito nela tal como vcs acreditam na vossa, nunca a vou impingir a outros pois nunca encaixaria mto bem, apenas encaixa em mim, desculpem-me o tom ríspido mas é de quem fala com o coração ;)

E da divergência há-de surgir o desnvolvimento , é a história da raça humana.. pena que tenha de ser pelo conflito a progredir :P

Abraços
R

Bruno Silva disse...

Em primeiro lugar tenho pena do teu teclado por ter levado com tantas dedadas inúteis :P

Rai, ja referi que não quero vender/impingir o Windows a ninguém, não me pagam pra isso, ponto final!

A questão aqui é simples, tu és absolutamente contra tudo o que a Microsoft faz, o sérgio também é um pouco mas por vezes até aprecia as coisas, apesar de que argumenta sempre que a MS copiou de algum lado. E tu neste, como é muitos outros caso estás a ser teimoso e negas-te a de facto dar uma opinião baseada em factos avaliaveis, não é umas betas que me vão fazer aceitar a tua opinião, repara, a ultima build que eu usei antes da final foi a 5840 e mesmo essa que foi compilada uns dias antes da final tinha bugs! Portanto só vou aceitar a tua opinião como válida quando testares a final na tua máquina.

Quanto ao AERO se não gostas ou se achas que come recursos podes sempre aplicar o look do Windows 2000 (não deves ter problemas com isso dado que és tão retro, e adivinha... podes dar todas essas instruções por DOS :D! que FIXE!). O AERO de facto come alguna memória, uns 20mb se não estou em erro. E o AERO é desactivado assim que entras num jogo ou em aplicações mais intensas gráficamente.

Se não podes/queres ter hardware capaz de correr o software actual é contigo, não tem nada a ver com o teu problema contra o vista. E essa questão já foi abordada, já mencionei que QUALQUER PC com menos de 2 anos corre o vista de forma perfeitamente aceitavel. Até o PC do sérgio não deve ter problemas.

Quanto ao processo de desenvolvimento de um sistema operativo Microsoft não vou perder tempo a explicar porque tu claramente não estás interessado em ouvir, a partir que do momento que me vens dizer que o linux tem muitos mais programadores...

Quanto aos ambientes graficos de Linux só aceito como comparação o XGL (e derivados) pois apenas esse é acelarado por hardware. E de facto faz umas coisas giras e de facto tem melhor performance que o AERO, mas o AERO não é só transparencias e animações como é o XGL.

JR disse...

Se formos a falar de dedadas inuteis tu estás em 1ª linha pk já estas a manda-las há mais tempo que eu...

Quanto à opinião da sub-avaliação das betas.. é melhor olhares ao espelho meu filho pk desde que sairam as 1ªs que te andas a babar dakilo.. mesmo quando o VISTA não era para ter as funcionalidades exactas ou iguais ás que tem hoje, nesse aspecto estamos muito bem equilibrados só que antagonicamnete , tu achas essa coisa o nectar dos deuses, eu nem vou dar uma comparação pelo que acho dessa coisa ...

Quanto á activação do Aero e desactivação eu espero que honestamente estejas correcto.. pk em switching de aplicações o Vista passava-se completamente no que testei ( ya.. era beta n era.. tá COMPLETAMENTE SANADO NâO ? )se calhar o erro foi meu, n devia ter pegado nas betas devia só ter ficado deslumbrado com a perfeição da lapidagem dessa pedra preciosa sem mácula que tu tanto adoras :P

Tens razão com 2 anos corre o VISTA aceitável... esquecestes-te dos programas que correm em cima dessa coisa não ? esses sofrem com o OS.. n m lixes.. sofrem SEMPRE! até ver nem o linux consegue emular uma máquina melhor numa máquina pior , se fechas os olhos ao facto de n ter máquina pra isso ou isso estar mesmo fora de questão eu compreendo, de facto eu posso comprar um excelente pisa-papeis para por em cima da secretária pela módica quantia que a M$ me exigir.. e posso ficar embasbacado a olhar pra ele de olhos esbugalhados feito palácio a olhar para um boi :P

Sim o linux tem muitos mais programadores.. não estão a soldo do mesmo patrão e é um raio dum milagre como se conseguem organizar sem controle central.. mas claro tu tb não olhas sequer pra isso...

Pois não.. não é só transparências e animações... é algo que fica em aberto e pode ser melhorado ou alterado à tua medida a partir do momento que ganhas conhecimentos para isso.. e hello ?? não tens de usar exclusivamente editores M$ ou estar preso aos software layers deles :P

Mas eu seu teimoso como tu dizes.. e nada dakilo que eu digo faz sentido certo ? então pk te dás sequer ao trabalho de replicar ? lol

já dei a mão á palmatória do look do windows está excelente, mantenho tudo o resto que disse sem tirar um ponto.
Adirecção que tomarei em minha casa pelo menos será ado soft livre, já está em andamento é a minha opção, já o fora numa altura em que era lixado de operar quanto mais agora...

Mas respeito a tua opinião..só vou terminar dizendo:
Àgua benta cada um toma a que quer!

R

Miguel Ângelo disse...

Realmente, ó senhor Rai, quem nunca experimentou a versão final do Vista tem de estar é caladinho! Ó Sérgio, deves ter de mudar de graduação de óculos, porque eu edito as tags no WMP11 tal e qual como o fazia no 10 (botão direito do rato, advanced tag editor)! O Office 2007 tem sido um sucesso em todo o lado, a MS tem-se fartado de ser gabada por ele, toda a gente que eu conheço que usa, adora, só tu é que não pelos vistos! E o novo interface, que é o que tem sido gabado no Office 2007 é exactamente o que tu n curtes, que estranho...Até a minha namorada que é um end-user, pediu para lhe instalar, mesmo sem correcção em Português, pq o achou muito mais produtivo e simples de usar. Posso tb informar que a Sonae já instalou o Vista em 900 máquinas e já fizeram uma encomenda de outros tantos, dado o sucesso que teve na produtividade, especificamente estão deslumbrados com o novo sistema de gestão de redes. Raimundo, o Vista n suporta portas de série???? Mas alguem tá preocupado com isso!!?? Se calhar tb querias que suportasse disquetes de 5 1/4!!?
E quanto a estar aqui a falar em pro do Vista, ninguem me paga para isso! Simplesmente estou a repor a verdade! Detesto que falem de cor! E só digam disparates e afirmações incorrectas! Foi publicado há pouco tempo um estado que mostrava que 90% dos utilizadores mundiais de pc diziam mal do software da microsoft, mas ao mesmo tempo 90% dos utilizadores mundiais de computadores, utilizam software microsoft...que estranho se é tão mau pq o continuam a usar? Existem tantas alternativas maravilhosas n é? Linux, OpenOffice, Mac, mas pq raio só 10% é que usam estas variantes, se são tão boas e a Microsoft só faz merda?

Unknown disse...

Miguel, a meu ver isso deve-se a uma estratégia de marketing verdadeiramente espetacular por parte da Microsoft.

Se há algo que eles se podem realmente gabar é terem conquistado o mercado...

Qualquer distribuição que saia de linux terá que ter o dobro da qualidade do Vista para poder se começar a falar nela... Portanto quando falas que 90% dos utilizadores utilizam software microsoft isso não significa necessariamente que seja pela qualidade do software...

A maior parte das pessoas compra 1 máquina e acaba por usar o que vem por defeito, sem estarem com grandes aventuras, o que aumenta o monopólio da Microsoft.

Quanto a portas de série e portas paralelas estas ainda não estão assim tão obsoletas ao ponto da Microsoft deixar de dar suporte a elas... Muita gente da electrónica faz muito uso destas portas.

Se puderes explica-me ainda em que medida é que o uso de Vista aumenta a produtividade dos trabalhadores da Sonae... Talvez dos técnicos de informática da sonae acredito que sim pela facilidade de configuração... Aos restantes utilizadores ainda não percebi quais as novas funcionalidades que podem fazer disparar os niveis de produtividade...

Antes que digas que eu não sei de nada do que estou para aqui a falar, já tive a ver as funcionalidades do Vista no site oficial deles e achei muito interessante, no entanto dai até dizer que vai aumentar o nivel de produtividade de 1 empresa é 1 passo muito grande.

Convido-te a divagares 1 pouco sobre essa questão

Bruno Silva disse...

Para todos aqui fica a review mais extensa e mais confiável do vista que voçes vão encontrar:

http://www.winsupersite.com/reviews/winvista.asp

Esta review foi escrita por gajo respeitado pela comunidade pelo bom trabalho e opinião. É um bom sitio pra exorcisarem todos os vossos fantasmas do vista, a maior parte da review está correcta, há alguns pontos que não são bem como ele quer fazer parecer no entanto. Mas sem dúvida que não encontram 1 review melhor que essa.

JR disse...

Há 2 coisas em que de facto me enganei, não me referia às betas anteriores à RC1.. referia-me às betas imediatamente anteriores à RTM que foram as que experimentei. e a discussão limita-se exclusivamente a utilizadores da RTM, ora como de facto não experimentei esta ultima peço que ignorem os meus posts pois estão deslocados da conversa.

Abraços
R

Bruno Silva disse...

Esqueci-me de acrescentar que essa review tem 18 páginas... giro! :D

Não sabes de funcionalidades que aumentem produtividade nuno? dou-te as 2 mais berrantes, o novo network stack, e quem sabe a pesquisa? ;) há muitas muitas mais, eu digo-te que só tenho pena que os restantes colegas aqui da empresa ainda não usem, pq kd usarem... e quando tivermos a versão final do Longhorn server... Acreditem ou não o vista de facto faz a diferença. E nuno, para dar nas vistas hoje em dia basta ser bonito, olha o Mac, está na boca de todos e no entanto aquilo está uma cagada e está a ficar cada vez pior em termos de buracos.

Unknown disse...

Acho que para dar nas vistas não basta ser bonito... Nunca disse tal... Disse que é necessário oferecer o dobro da qualidade para vingar.

Quanto ao artigo que postaste anteriormente isso não me dá garantias de nada...WindowsItPro?!?

Para mim imparcialidade é empresas como a gartner ou a forrester. Empresas conceituadas pela imparcialidade...Se arranjares artigos destas empresas ai é algo que me posso acreditar porque são empresas dedicadas a estes estudos... O gajo para mim é só + 1 a dar a sua opinião, independentemente de veridica ou não.

Quanto a produtividade, não vejo em que medidade pode a network stack ser significado de um aumento de produtividade para empresas não ligadas directamente à informática como é o caso da sonae.

Não digo que a sonae não tenho 1 grande sector de informática, mas para o empregado comum não ligado à parte da informática, pesquisa ou network stack revelam-se em aumentos residuais de produtividade

Bruno Silva disse...

Gartner? A partir do momento que essa empresa tão conceituada disse que a microsoft não ia conseguir acabar o vista antes de maio deste ano deixei de me fiar em qualquer palavra que essa conceituadissima empresa diz.

O Paul é mt conceituado, muito respeitado pela imprensa e muita gente se baseia no que ele diz. O facto de ele escrever uns artigos para a WindowsITPro ou por ser patrocinado por eles no seu site não quer dizer nada. Ele ja fez várias reviews ao MacOSX e ao hardware da mac, ele não é pro microsoft!

Unknown disse...

Qt a portas série, discordo completamente. Tem ainda um uso enorme na indústria, mas enorme mm.

Qt à Gartner, n sao previsoes k afectam credibilidades, senao para as datas que a M$ foi dando, tinha menos credibilidade que kk outra no assunto.

Qt aos 90%, é mesmo como disse o Nuno, muitos não conhecem o mundo de linux, muitos tem preguiça de mudar (tipo eu), e muitos não mudam por falta de apoio de drivers para o hardware. A M$ dispoe de fundos para se pôr a fazer drivers para n ficarem mal, mas outras distribuições que não são tão melhores que o windows para ter o mesmo sucesso, dificilmente conseguem cobrir o sempre crescente mundo do hardware.

Unknown disse...

N tou a defender que Linux seja melhor que Windows, porque pouca experiencia tenho no Linux, nem posso dizer que o Vista não traga vantagens sobre o XP, porque nao experimentei tb.

Mas abstenho-me de ambos, respectivamente por drivers, certo software (que fabricantes fazem só para windows) e por recursos que não dispenso.

Unknown disse...

É a tua opinião pessoal e tenho que a respeitar apesar de não concordar...

Estamos a falar de uma review e não de previsões de futuro em relação a essa cena da gartner dizer que a M$ n ia acabar o vista antes de maio...

Que eu saiba isso foi 1 previsão da Gartner.1 previsão é algo que pode não ser alcançado... Não é por isso que a Gartner perde ou ganha credibilidade a meu ver...

Quanto ao tal gajinho que falaste, ele pode fazer os comentários que quiser, mas não é 1 organismo independente porque tem patrocinios que podem colocar em risco a sua parcialidade...

Quanto a Gartner, é 1 empresa já com muita maturidade (quase 30 anos) que permitiu obter 1 estatuto que lhe permite não ser apenas mais uma a mandar bitaytes...

Mas pronto, não somos todos obrigados a adorar o mesmo Deus, e portanto ficas com a tua ideia de imparcialidade e eu fico com a minha

António Vaz disse...

Bem isto está acesso pelos VISTos vamos lá colocar mais umas achitas pra fogueira:

1ºPortas Série
Ora como o miki e o bruno costumam vir a dizer sobre este assunto quem não sabe não fale, e neste assunto meus caros estejame bem caladinhos porque já se enterraram demais, todo e qualquer hardware que funcione utilizando portas série (mais concretamente Modems) utiliza comunicações série que em termos de velocidades são baixas como é obvio mas são bem melhores do que as emulações de USB->COM as ditas portas COM virtuais que têm um desempenho fantástico de quase 1/2 de perda em relação às série. As LPT hoje em dia são ainda mt usadas para electrónica em geral, programadores de PIC's, os tão conhecidos desbloqueadores de cartões satélite entre outras aplicações , se bem que LPT é algo que está mesmo a cair em desuso mas ....
E para não dizerem que e só digo coisas boas sobre isto, o meu portátil não trouxe portas COM o que achei desde sempre uma merda.


2ºAlguem leu a merda do post que fala na experiência de instalação na máquina que referi?? Ou apenas obviamente como fala mal de algo convinha-vos esquecer?

3ºEm relação:

media player ->Só uso o bsplayer para filmes por motivos de legendas

office -> uso Latex(para os incultos lê-se "Látek") que digam lá o que disserem deixa o word de rastos mas a rastejar bem fundo


4ºO meu portatil encontra-se na mesma situação do do thy, foi comprado pela módica quantia de 1700€ logo se não lhe chamam de gama alta "inde-vos" lixar com um F, tem menos de 2 anos e olhaaaa só tem 512 de ram tchiiii se ao menos eu tivesse dispendido de 5000€ na altura seria bem melhor agora a correr uma cena que me faria crer que mesmo tendo 5Gb de ram apenas me parecia que tivesse 512 pro resto (aka software que interessa mesmo)

5ºLinux não vou discutir porque estamos a falar de algo que ai sim vcs estão contra de raíz, já está entrenhado logo não adianta sequer tentar algo, no entanto(ehehehehehe parecia)

Eu ainda sou do tempo em que o bruno instalou uma versão do ubuntu feita por 6 ou 7 gajos (pelo que ele pensa, em análise aos comentários da acessa discussão entre o rai e esse idio ... err .. Bruno) que conseguiram maravilhas e além do mais o conseguiram por a utilizar aquilo mais de uma semana(quem diria, eu até estava a prever uma melhoria na tua digamos idolatração da m$), se é assim tão mau porque o deixaste de usar?? Não digas que eu sei, drivers...pois lá está, mas isso é em grande parte culpa das produtoras de hardware, vejamos se apenas disponibilizam drivers para winxx e se pretendem que alguem utilize o dito em unix só mesmo sendo um pro em development ou então que se ".oda" vamos masé mudar de OS.

6º(dassssss)Em relação ao Mac não tenho conhecimento de causa para falar sobre isso, mas pelo pouco(muito mas mesmo muito pouco) que usei, num pc de amostragem na Media Markt :P ) pareceu-me idêntico ao unix em funcionalidades de pastas vs ficheiros, com umas appz engraçadas, boa velocidade de resposta e grafismo em jogos potente, mas mais do que isto não posso concluir.

E para finalizar só para completar o provérbio do Rai:
"Presunção e água benta, cada um toma a que quer"

Deixem apenas de tentar impingir algo tão descaradamente que vos fica mal, e ao mesmo tempo dizerem que não fazem suck thing lhaaackk.
E se querem gajos a falar mal da m€ (estava farto do $ já não se usa :P) eu arranjo n de reviews, não seja por isso...

FINITO