segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Que futuro temos?

No outro dia vi 1 reportagem sobre a evolução das TI na India!
Fiquei parvo quando me apercebi da concorrência e dos niveis de exigência da IITD.
Segundo a reportagem, os alunos para esta faculdade especializada nas àreas da engenharias, começavam a preparar-se para os exames de admissão a partir dos 10 anos de idade...
Dizia também que para 170.000 pessoas a candidatar-se entravam apenas 3200, o que dá uma taxa de aproximadamente 2%.
É a universidade mais conceituada de todo o mundo a nivel de engenharia informática, de onde sairam um dos fundadores e presidente da sun microsystems. A maior parte deles tem emprego garantido quando sai e faz grande sucesso nos EUA.
Pergunto-me que futuro temos quando existe tal massa de engenheiros informáticos do outro lado do planeta dispostos a trabalhar por metade do preço de nós e com o dobro das nossas qualificações...
É triste mas com a facilidade que qualquer estudante entra no nosso ensino superior, facilmente se detecta pessoas nos cursos que não tem qualquer vocação para a àrea...
Penso que será uma questão de anos até estarmos todos no desemprego!!!
O que pensam sobre este problema? (sim, acho que podemos considerar isto um problema)

Para quem quer saber mais detalhes aqui vai
Indian Institute of Technology Delhi

1 comentário:

Bruno Silva disse...

Acho que num futuro imediato não é algo que nos afecte, posso estar enganado, não tenho muito a noção do mercado.