segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

DOS (Shutdown command)

Estava eu ontem a desligar o pc quando me lembrei!
"Isto é mesmo chato estar sempre a ir ao start->turn off computer->turn off! Vou fazer um ficheiro bat que desligue o pc..."

Criei um ficheiro bat em que o seu conteúdo era apenas

shutdown -s

Ao executar o DOS simplesmente entra em loop não executando a função pedida...
Tudo bem que a Microsoft pode ter pensado em prevenir estes automatismos por questões de segurança mas dai até criar um loop no ficheiro bat é que me deixa de rastos...

Aparentemente será apenas mais um dos muitos erros existentes no DOS. Apesar de tudo, penso que o DOS é uma ferramenta muito útil e que nunca deve ser erradicado visto permitir criar muitos automatismos!

15 comentários:

Unknown disse...

Pois, parece que já descobri a solução ;)

Incrivelmente o comando que sugeri funciona no iniciar->executar mas não funciona se a partir de uma janela de dos invocar o mesmo comando

Para funcionar convenientemente a forma correcta de o fazer será algo do género:

shutdown.exe -s

Temos que dizer explicitamente que o shutdown.exe é um executável (weird!!!!!)

Já agora, fica a dica para quem tiver computadores remotos em casa e não queira levantar o rabiosque da cadeira para o ir desligar :)

shutdown -s -m \\computername -t00 -f


-t (tempo que demora até desligar)
-m (maquina remota a conectar)
-s (desligar)
-r (restart)
-f (force para todas as apps terminarem)
-y (responder sim a todos os diálogos que possam aparecer ao fazer shutdown)

Unknown disse...

utilizo o shutdown.exe em conjunto com software de controlo das ups e funciona muito bem.
mal vejo que as baterias estao a acabar, shutdown controlado a tudo o que é importante

Unknown disse...

Sim de qualquer forma não compreendo como é que só executando explicitamente shutdown.exe é que ele funciona! é muito estranho, visto que no iniciar->executar->shutdown funciona sem o .exe

Unknown disse...

realmente, fui dar uma vista de olhos nos meus scripts, feitos à bastante tempo, e estão com .exe

mais uma daquelas que resolvemos sem nunca entender a razao para que funcione dessa determinada maneira

Unknown disse...

Era porreiro ter um controlo remoto que fizesse esses shutdown. Como quem abre e fecha uma porta de garagem, ligava-se e desligava-se o pc. Depois era so instalar o alarme :P

JR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JR disse...

Por uma questão de comodidade eu tenho um batch para me fazer shutdown à máquina, isto em conjunto com o scheduler do windows xp. Se me der para relaxar a ver filmes à semana, o sheduler está programado para accionar o batch a uma hora predeterminada, e neste caso JULGO que não escrevi shutdown.exe, isto porque o scheduler exige-me credenciais de administrador e só executa o batch se houver username e password correspondentes a esse tipo de user.
Haaa! não há nada como uma linha de comandos :D

JR disse...

E para comentar o post do Sérgio :) -isso é mais que possivel, é só usar um prog tipo Winlirc e programar uma das funções de um comando remoto pra correr um .bat um .pif (se é que isso ainda existe )
Ah! e é claro que tens de ter um comando remoto compativel com esse prog :P

António Vaz disse...

obviamente que para quem tem caixas com fonte que suporte ATX e anda a fazer bat's não tem mais nada que fazer ao tempo ... :P

já ouviram falar no bom e velhinho click no butão de power (obviamente todos sabem o que faz certo)???

Unknown disse...

mas o k tamos a falar é para desligar máquinas remotas...

Miguel Ângelo disse...

Olhem, e que tal um comando da microsoft e o Windows MCE?
Duh!

Unknown disse...

De preferência uma solução para quem n tá pra deitar dinheiro fora... :P

ED$$$ON disse...

e ai pessoal !!!

alguem sabe como posso desligar uma porta via shutdown ????

me respondan ai por fv.

ED$$$ON disse...

e ai pessoal

alguen sabe como faço para desligar uma porta via shutdown ????

Unknown disse...

Boa noite!
Que eu tenha conhecimento não é possivel desligar portas.Daquilo que tenho conhecimento, uma porta esta associada a um socket que pertence a uma determinada aplicação. Assim sendo, podes parar aplicações ou serviços/protocolos.

O que pretendes fazer ao certo?