segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Singularity

Anda a Microsoft finalmente a investir num SO usando as tecnologias Managed Code.
Singularity é um projecto de um SO em C#.

"Singularity is a research project focused on the construction of dependable systems through innovation in the areas of systems, languages, and tools. We are building a research operating system prototype (called Singularity), extending programming languages, and developing new techniques and tools for specifying and verifying program behavior."

Parece-me interessante...

Singularity

Artigo no MSDN Magazine sobre o Singularity - Vantagens do uso de Managed Code

6 comentários:

Unknown disse...

Parece-me bastante interessante, mas receio que apesar de mais estável seja mais lento também!

Segundo me parece as aplicações que utilizem managed code são + seguras (código mais estável e protegido) no entanto são mais lentas também...

Penso que os actuais SO da MS tenham sido escritos grande parte do seu código em c++ talvez ainda em unmanaged code (corrigam-me se estou errado), portanto é dificil de ver grandes vantagens para o utilizador final ao contrário das vantagens óbvias para o programador :)

Unknown disse...

"Singularity achieves good performance by reinventing the environment in which code executes. In existing systems, safe code is an exotic newcomer who lives in a huge, luxurious home in an elegant, gated community with its own collection of services. Singularity, in contrast, has architected a single world in which everyone can be safe, with performance comparable to the unsafe world of existing systems."

Bruno Silva disse...

Ainda assim é bem + lento k 1 SO normal. há 1s videos disso no channel9 que vi já à alguns meses.

Quanto aos windows actuais, temos algumas porções em Assembler (é vdd...) bastante parte em puro C e algumas partes + recentes em C++ e uma minoria muito minorca em C# :D

Unknown disse...

Pode-se notar um pouco essa diferença de performances agora, mas mais cedo ou mais tarde vai ser insignificante comparando com as vantagens que pode trazer.

Acho que é um passo necessario para haver evolucao

Bruno Silva disse...

aí concordo contigo, mas ainda não é esta a altura.

Unknown disse...

Também ainda acho que não estamos preparados para isso!

Acho que a simplicidade e facilidade de leitura de código não trazem vantagens directas para o utilizador... O managed code em si, também não trará se as coisas estiverem bem programadas em unmanaged code (penso eu).

Quanto ao teu 2º comentário sérgio, eu li o artigo, mas continuei com as minhas reticências relativamente à performance...

Concordo que é 1 passo a ser tomado, mas tal como o bruno, também penso ser cedo demais para tomar esse passo!